
Bruna, por que você não atende plano de saúde?
Venho retirar uma dúvida recorrente sobre o motivo pelo qual eu opto em não atender por convênios. A resposta é simples: não vale a pena. Nem para mim enquanto profissional, nem para os possíveis pacientes que eu atenderia pelos planos de saúde. Calma que eu explico.
O convênio visa fazer com que os seus clientes, que pagam caro pelo plano de saúde, tenham acesso aos profissionais que precisam. Entretanto, o pagamento dos profissionais de saúde é baixo e não condiz inclusive com o valor que os conselhos de classe sugerem. Aqui está, por exemplo, o caso do meu conselho, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) (https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/10/FENAPSI_TABELA_ATUALIZADA_Agosto_2020-1.pdf)
Outros profissionais conseguem compensar o pagamento baixo com o volume de atendimentos. Atendem em menos tempo ou mais de uma pessoa por vez. No entanto, para psicólogos, os atendimentos são e precisam ser feitos de forma individual (em sua maioria), sigilosa e obedecendo a ética e ciência com atendimentos até 60 minutos de duração.
Outro ponto é que o psicólogo não recebe por procedimento realizado. Por exemplo, se você vai ao oftalmologista ele cobrará ao seu plano sua consulta e todos os exames padrão para fazer seu diagnóstico e, se precisar, solicitará mais exames. Cada procedimento adotado é listado e cobrado, independente da consulta ter durado 10 minutos ou 1 hora. Já o psicólogo receberá por sessão, independente da gravidade do diagnóstico.
Ainda há a demora do repasse do valor, o que dificulta o controle financeiro dos psicólogos e exige ainda mais disciplina contábil. A demora não isenta os custos mensais de aluguel, condomínio, luz, internet, livros, impostos municipais, estaduais e federais que incidem sobre os atendimentos.
Um dos pontos mais sensíveis do processo terapêutico é a realização de vínculo e nesse ponto há algo muito delicado. O plano de saúde impõe um número limitado autorizado de sessões. Tem pacientes que precisam ser atendidos 2x por semana, outros 1x. Mas o convênio só autoriza 1x por semana e poucas sessões por vez. Após a realização das sessões autorizadas é necessário que o psicólogo elabore um laudo explicando a necessidade de mais sessões e um novo pedido é realizado, podendo ser ou não autorizado. O que acontecerá se não autorizarem? Ia entra uma responsabilidade muito grande ética, minha principalmente.
Esses são alguns dos muitos motivos pelos quais eu não atendo convênio. Isso sem falar de todas as horas de estudo contínuo, especializações, cursos livres, congressos, leitura de artigos, busca de procedimentos adequados para cada paciente, dentre outras tantas. O atendimento vai muito além do horário que o paciente passa com o terapeuta no consultório.
Portanto, considere fazer este investimento em você. Em sua saúde mental. Profissionais particulares não são melhores que os que atendem por convênio. Mas por serem mais bem remunerados e satisfeitos com sua ocupação conseguem se dedicar mais ao seu caso. O processo psicoterápico é feito a médio/ longo prazo e por isso precisa ter um estabelecimento de vínculo, confiança e parceria mútua. Escolha com carinho e dentro das suas possibilidades, claro.
Bruna de Abreu Santos Cazarini
CRP 16/4567